COMUNICAÇÃO E ARTE: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NA SAÚDE EM SOBRAL-CE

Auteurs-es

  • Ana Helena Araújo Bomfim
  • Fernando Antônio Cavalcante Dias
  • Márcia Teixeira
  • Martonio Holanda
  • José Gonçalves da Silva Junior

Résumé

Este artigo é um relato de experiência que visa refletir sobre as experiências de comunicação e arte na saúde, desenvolvidas pelo sistema de saúde de Sobral-CE. Adotamos o conceito de comunicação como prática social, considerando não só seu potencial informativo, mas também seu caráter educativo, mediado pela arte. Diversas estratégias de educação em saúde foram utilizadas como: cartilhas, paródias, teatro, dança e arte circense, buscando potencializar as ações na perspectiva da promoção da saúde. A concepção de Educação em Saúde adotada é compreendida a partir do referencial da educação popular, que valoriza o saber local e a autonomia das pessoas. Em Sobral, as estratégias de comunicação e arte na perspectiva da promoção da saúde, que permeiam todo o Sistema Municipal de Saúde desde 2001, tornaram-se um importante instrumento de educação permanente dos profissionais e na formação de novos profissionais que irão atuar na Estratégia de Saúde da Família. A partir da cronologia apresentada, percebemos que o movimento de reorganização do Sistema de Saúde de Sobral a partir da atenção básica e as estratégias de comunicação e arte na saúde vêm ocorrendo simultaneamente, contribuindo para a formação de uma visão ampliada de saúde e para a atuação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.

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Publié-e

2008-07-15

Comment citer

Bomfim, A. H. A., Dias, F. A. C., Teixeira, M., Holanda, M., & da Silva Junior, J. G. (2008). COMUNICAÇÃO E ARTE: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NA SAÚDE EM SOBRAL-CE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 7(2). Consulté à l’adresse https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/34

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Artigos Temáticos