COMUNICAÇÃO E ARTE: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NA SAÚDE EM SOBRAL-CE

Ana Helena Araújo Bomfim, Fernando Antônio Cavalcante Dias, Márcia Teixeira, Martonio Holanda, José Gonçalves da Silva Junior

Resumo


Este artigo é um relato de experiência que visa refletir sobre as experiências de comunicação e arte na saúde, desenvolvidas pelo sistema de saúde de Sobral-CE. Adotamos o conceito de comunicação como prática social, considerando não só seu potencial informativo, mas também seu caráter educativo, mediado pela arte. Diversas estratégias de educação em saúde foram utilizadas como: cartilhas, paródias, teatro, dança e arte circense, buscando potencializar as ações na perspectiva da promoção da saúde. A concepção de Educação em Saúde adotada é compreendida a partir do referencial da educação popular, que valoriza o saber local e a autonomia das pessoas. Em Sobral, as estratégias de comunicação e arte na perspectiva da promoção da saúde, que permeiam todo o Sistema Municipal de Saúde desde 2001, tornaram-se um importante instrumento de educação permanente dos profissionais e na formação de novos profissionais que irão atuar na Estratégia de Saúde da Família. A partir da cronologia apresentada, percebemos que o movimento de reorganização do Sistema de Saúde de Sobral a partir da atenção básica e as estratégias de comunicação e arte na saúde vêm ocorrendo simultaneamente, contribuindo para a formação de uma visão ampliada de saúde e para a atuação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.


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