COMUNICAÇÃO E ARTE: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NA SAÚDE EM SOBRAL-CE
Resumo
Este artigo é um relato de experiência que visa refletir sobre as experiências de comunicação e arte na saúde, desenvolvidas pelo sistema de saúde de Sobral-CE. Adotamos o conceito de comunicação como prática social, considerando não só seu potencial informativo, mas também seu caráter educativo, mediado pela arte. Diversas estratégias de educação em saúde foram utilizadas como: cartilhas, paródias, teatro, dança e arte circense, buscando potencializar as ações na perspectiva da promoção da saúde. A concepção de Educação em Saúde adotada é compreendida a partir do referencial da educação popular, que valoriza o saber local e a autonomia das pessoas. Em Sobral, as estratégias de comunicação e arte na perspectiva da promoção da saúde, que permeiam todo o Sistema Municipal de Saúde desde 2001, tornaram-se um importante instrumento de educação permanente dos profissionais e na formação de novos profissionais que irão atuar na Estratégia de Saúde da Família. A partir da cronologia apresentada, percebemos que o movimento de reorganização do Sistema de Saúde de Sobral a partir da atenção básica e as estratégias de comunicação e arte na saúde vêm ocorrendo simultaneamente, contribuindo para a formação de uma visão ampliada de saúde e para a atuação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, P. C.; STOTZ, E. N. A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidade. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 8, n. 15, p. 259-74, mar./ago. 2004.
ARANHA, M. L. A. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.
ARAÚJO, I. S. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
BUSS, P. M. Uma Introdução ao Conceito de Promoção da Saúde. In: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2003. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática,
FERREIRA, A. B. H. O Novo Dicionário da Língua
Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
LEÃO, R. M. A Arte no Espaço Educativo. Revista de Educação CEAP, Salvador, v. 8, n. 31, p. 21-30, fev. 2000.
LIMA, K. L. Teatro de Rua como ferramenta para promoção da saúde: A experiência do município de Sobral. Monografia. (Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família), Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2005.
LIMA, K. L.; VIANA, R. S. O Teatro de Rua como ferramenta para Promoção da Saúde: a experiência no município de Sobral. SANARE, v. 6, n. 1, jan./jun. 2005.
MACHADO, M. F. A. S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 335-342, 2007.
SCHALL, V. T. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública, v. 15 supl. 2. Rio de Janeiro, 1999.
SHANON, C.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949.
STANISLAVSKI, C. A preparação do ator. 18a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TORRES, M. Por uma Política de Comunicação para a Mobilização Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde de Sobral/CE, SANARE, v. 5, n. 1, jan./ fev./mar. 2004.
TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M.; SANTOS, J. M. Trabalhando Educação Popular em Saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 326-34, abr./jun. 2007.
VASCONCELOS, E. M. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro: PHYSIS, v. 14, n. 1, p. 67- 83, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
S A N A R E - Revista de Políticas Públicas
Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS
Av. John Sanford, nº 1320 - Bairro Junco - Sobral/CE
CEP: 62030-362 - Fone:(88) 3614.5520Email: revista_sanare@hotmail.com