CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE SOBRAL: NOVE ANOS DE HISTÓRIA
Resumo
Neste texto procuramos resgatar a história do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, descrevendo os fatos que envolveram sua idealização e implantação, assim como destacar os personagens que não pouparam esforços para assegurar a interiorização da UFC. O Curso de Medicina da UFC/Sobral foi fruto da parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Sobral, a Diocese de Sobral e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Representa a realização de um grande sonho de toda a zona norte do estado do Ceará. A missão do Curso é formar o médico, utilizando metodologias e cenários de ensino adequados, que apóiam o currículo. Este prevê a mediação e produção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e acha-se fundamentado em princípios éticos, humanísticos e científicos, bem como nas necessidades de saúde da população. Pensamos que o caminho até agora percorrido conduzirá a um futuro promissor, que o êxito do Curso de Medicina/Sobral se reflita no elevado nível técnico e formação humanística dos médicos aqui graduados, de modo a contribuir para a melhoria do nível acadêmico dos cursos superiores de nossa região e para a fixação do médico no interior do Estado.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Reforma da educação superior: reafirmando princípios e consolidando diretrizes da reforma da educação superior. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial no 2.576, de 10 de Outubro de 2007: Certifica 4 (quatro) unidades hospitalares como Hospitais de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 11 out. 2007.
MARTINS, A. C. P. Ensino Superior No Brasil: da descoberta aos Dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 17, p. 4-6, 2002.
RODRIGUEZ, M. V.; MARTINS, L. G. A. As Políticas de Privatização e Interiorização do Ensino Superior: Massificação ou Democratização da Educação Brasileira? Revista de Educação, v. 8, p. 41-52, 2005.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.