METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Marlla Rúbya Ferreira Paiva
  • José Reginaldo Feijão Parente
  • Israel Rocha Brandão
  • Ana Helena Bomfim Queiroz

Resumo

O cenário da educação vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas; em especial, as concepções e técnicas de ensino têm sido questionadas. Assim, são elaboradas novas compreensões de ensino e propostas alternativas para sua operacionalização, entre elas as denominadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Estas rompem com o modelo tradicional de ensino e fundamentam-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprender, buscando a autonomia do educando e a aprendizagem significativa. Este estudo analisa o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem a partir de uma revisão integrativa da literatura. Constatou-se que os cenários de aplicação dessas metodologias contemplam desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, onde são predominantes nos cursos da área da saúde. As metodologias ativas constituem alternativas para o processo de ensino-aprendizagem, com diversos benefícios e desafios, e foi observada falta de coesão em sua classificação por parte dos autores em análise.

Referências

Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectivas [serial on the internet]. 2000 [cited 2016 Nov 12];14(2):3-11. Available from: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf

Delors J, organizer. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4. ed. São Paulo/Brasília (DF): Cortez/Unesco; 2000. p. x-y.

Saint-Onge M. O ensino na escola: o que é e como se faz. 2. ed. São Paulo: Loyola; 2001.

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 16. ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 1995.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008.

Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comun Saúde Educ [serial on the internet]. 1998 [cited 2016 Nov 12];2(2):139-54. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoçã o da autonomia de estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas [serial on the internet]. 2011 [cited 2016 Nov 12];32(1):25-40. Available from: http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf

Siqueira-Batista R, Siqueira-Batista R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciênc Saúde Coletiva [serial on the internet]. 2009;14(4):1183-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n4/a19v14n4.pdf

Brasil. Curso de capacitação em processos educacionais na saúde: com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês; 2012.

Souza MTS, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein [serial on the internet]. 2010 [cited 2016 Nov 12];8(1):102-6. Available from: http://astresmetodologias.com/material/O_que_e_RIL.pdf

Maia ER, Lima Junior JF, Pereira JS, Eloi AC, Gomes CC, Nobre MMF. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Rev Nutr [serial on the internet]. 2012 [cited 2016 Nov 12];25(1):79-88. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rn/v25n1/a08v25n1.pdf

Pedrosa IL, Lira GA, Oliveira Bernadete, Silva MSM, Santos MB, Silva EA, Freire DMC. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trab Educ Saúde [serial on the internet]. 2011 [cited 2016 Nov 12];9(2):319-32. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v9n2/09.pdf

Gomes AP, Arcuri MB, Cristel EC, Ribeiro RM, Souza LMBM, Siqueira-Batista R. Avaliaçã o no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2016 Nov 12];34(3):390-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n3/08.pdf

Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2016 Nov 12];34(1):13-20. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a03v34n1.pdf

Paranhos VD, Mendes MMR. Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem. Rev Latinoam Enferm [serial on the internet]. 2010 [cited 2016 Nov 12];18(1):[7 screens]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/pt_17.pdf

Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Marguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2012 [cited 2016 Nov 12];16(1):172-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a23.pdf

Carraro TE, Prado ML, Silva DGV, Radünz V, Kempfer SS, Sebold LF. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem uma proposta na metodologia ativa. Invest Educ Enferm [serial on the internet]. 2011 [cited 2016 Nov 12];29(2). Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072011000200010

Parente JRF. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em Saúde da Família. Sanare (Sobral, Online) [serial on the internet]. 2008 [cited 2016 Nov 12];7(2):47-53. Available from: file:///D:/31-51-1-SM.pdf

Downloads

Publicado

25.01.2017

Como Citar

Ferreira Paiva, M. R., Feijão Parente, J. R., Rocha Brandão, I., & Bomfim Queiroz, A. H. (2017). METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 15(2). Recuperado de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049