POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1714

Abstract

Objetivou-se analisar as políticas públicas no Brasil para o controle do câncer de mama nos últimos 11 anos. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório descritivo, do tipo revisão bibliográfica, com consultas em bases de dados eletrônicas. As políticas públicas para o controle do câncer de mama nos últimos 11 anos foram estruturadas em âmbito nacional de forma generalista, com concepções que pouco consideram os diferentes cenários e grupos distribuídos por uma vasta área territorial como a do Brasil. Em Santarém, região oeste do estado do Pará, existe uma concentração de serviços de saúde na área urbana e uma precariedade de serviços nas áreas do planalto e rural, o que potencializa as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, deixando de proporcionar um atendimento com equidade e integralidade às residentes de áreas ribeirinhas e rurais. O escopo entre a concepção e a exequibilidade das políticas públicas de saúde ainda precisa de alinhamento para o alcance da integralidade do cuidado. Dessa forma, a discussão sobre as políticas públicas para o controle do câncer de mama pode subsidiar tomadas de decisão por parte dos agentes competentes e gerar informações coerentes a respeito da saúde de cada grupo populacional acometido por essa doença.

Author Biographies

Ane Karoline da Rocha Ferreira Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e graduanda do Bacharelado em Saúde Coletiva nessa mesma instituição.

Matheus Felipe Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e graduando do Bacharelado em Saúde Coletiva nessa mesma instituição.

Líbia Daniele Oliveira Jaty, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduanda do Bacharelado em Saúde Coletiva (UFOPA).

Geísa Cordeiro dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e graduanda do Bacharelado em Saúde Coletiva nessa mesma instituição.

 

Marina Smidt Celere Meschede, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) em 2006, possui especialização em Enfermagem Oncológica (2008) e Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2007, foi aprovada em primeiro lugar para ocupar vaga de Enfermeiro Assistencial na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDERP/USP). Tem experiência profissional em Enfermagem na área de hemoterapia, atuou principalmente em áfereses, doadores de sangue e medicina transfusional. No ano de 2015 foi aprovada no concurso para provimento de um cargo de Professor em Regime de Dedicação Exclusiva na UFOPA. Atualmente é docente no Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA, com experiência na área da Saúde Pública e Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, contaminação biológica e química em matrizes ambientais, avaliação ambiental de bioagentes patogênicos e saúde pública. Em 2018 obteve o título de Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Em 2022 iniciou o estágio pós doutoral pela EERP/USP (departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública) e realizou visita técnica no Departament de Biologia, Sanitat i Medi Ambient da Universidade de Barcelona, Espanha, para aperfeiçoamento de técnicas analíticas e estabelecimento de parcerias internacionais.

Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, Universidade federal do Oeste do Pará

Possui graduação e licenciatura plena em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Urgência e Emergência - UFPA, especialização em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Mestrado em Enfermagem, na linha de Pesquisa: educação, formação e gestão para a práxis do cuidado em saúde e enfermagem no contexto Amazônico - UFPA, doutorado em Saúde Pública pela ENSP - FIOCRUZ. Atualmente é professora ajunta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Instituto de Saúde Coletiva, docente do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e da Residência multiprofissional, coordena o Laboratório de Educação em Saúde e integra o grupo de pesquisa e extensão em saúde coletiva na Amazônia (PESCA) / UFOPA. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde coletiva, Saúde Pública, Educação em Saúde, Educação permanente, Educação continuada, Educação popular e produção de materiais educativos.

Published

2025-01-02

How to Cite

da Rocha Ferreira Gomes, A. K. ., Oliveira dos Santos, M. F. ., Oliveira Jaty, L. D. ., Cordeiro dos Santos, G. ., Smidt Celere Meschede, M., & Evangelista dos Reis, E. C. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NO CONTEXTO AMAZÔNICO. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(2). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i2.1714