PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS JOVENS E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1483

Résumé

Este artigo trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo produzir uma estratégia de articulação entre jovens e a Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir das vivências no território abrangido pelo Centro de Saúde da Família Francisco Moura Vieira (CSF CAIC), localizado no município de Sobral-CE. Para tanto, realizaram-se visitas para conhecer o território, acompanhadas de um agente comunitário de saúde, além da participação em atividades desenvolvidas pelo próprio CSF. A partir disso, pensou-se na elaboração de uma proposta de intervenção a partir das demandas trazidas pela comunidade e pelos trabalhadores do serviço. Percebeu-se que a integração dos jovens com a ESF ainda era algo bastante distante, visto que as atividades propostas pelo dispositivo não tinham muita adesão. Além disso, a experiência de estar em contato mais próximo com a realidade do território nos possibilitou, participantes da intervenção, um conhecimento teórico-prático acerca das habilidades pertinentes para a atuação em Saúde Comunitária. Concluiu-se que conhecer aquilo que é singular e subjetivo na história do próprio território se constitui enquanto fator primordial para que um trabalho voltado às demandas específicas de um local seja realizado.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisca Elane dos Santos Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do 10 º período do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- campus Sobral. Foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) em 2018 e 2019, em que no último ano exerceu função no Núcleo de Formação desse programa. Desde de 2018 realiza pesquisa na área da Saúde Coletiva e Políticas Públicas, envolvendo a Atenção Primária à Saúde. Atualmente realiza pesquisa no Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa Interprofissional em Saúde Coletiva (NEPIS/UFC), é monitora Externa do IV Congresso de Saúde Pública do Delta do Parnaíba- COPISP 2021 e integrante do Centro Acadêmico Damião Ximenes Lopes (CA) do Curso de Psicologia(UFC), na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Gleice Kelly de Vasconcelos Aragão, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente realiza atividades de monitoria no setor de Psicopatologia e Psicanálise da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Foi bolsista de extensão da PREX-UFC, vinculada ao Projeto Prismas - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social. As áreas de interesse se dirigem à Psicanálise, Psicologia Social e Saúde Pública e Coletiva

Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Graduando de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - UFC). Extensionista do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), atuando nos projetos Reescrevendo Minha História e Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência. Membro da Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC), vinculada ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). Voluntário do projeto Um Estranho no Ninho. Monitor do setor de estudos em Psicologia e Saúde.

Luiz Victor Coelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Graduando do 8º semestre do período do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- campus Sobral. Foi extensionista bolsista do Projeto de Extensão CineFilos em 2019 e 2020. Foi integrante do Centro Acadêmico Damião Ximenes Lopes (CA) do Curso de Psicologia(UFC), na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão, na gestão de 2019. Atualmente é extensionista do Projeto de Extensão Psicanálise, Educação e Políticas Públicas e do Projeto de Extensão Travessia. Desde 2019 desenvolve pesquisa na área dos estudos sobre gênero, sexo  e sexualidade, especialmente sobre à temática da pornografia.

Taiza Pereira Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do 6° período em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi monitora voluntária da disciplina de Fundamentos de Anatomia para a Psicologia em 2019. Desde 2020 integra a Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC) e o Grupos de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral (Gestus Mentis), colaboração entre os cursos de Medicina e de Psicologia (UFC).

Paulo Henrique Dias Quinderé, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo. Doutor em Saúde Coletiva. Prof. Dr. do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral-CE. Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da UFC - Campus Sobral-CE.

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Publié-e

2022-06-30

Comment citer

dos Santos Araújo, F. E., de Vasconcelos Aragão, G. K., de Sousa Teixeira, J. S., Coelho Albuquerque, L. V., Pereira Aguiar, T., & Dias Quinderé, P. H. (2022). PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS JOVENS E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 21(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1483