PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS JOVENS E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1483

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo produzir uma estratégia de articulação entre jovens e a Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir das vivências no território abrangido pelo Centro de Saúde da Família Francisco Moura Vieira (CSF CAIC), localizado no município de Sobral-CE. Para tanto, realizaram-se visitas para conhecer o território, acompanhadas de um agente comunitário de saúde, além da participação em atividades desenvolvidas pelo próprio CSF. A partir disso, pensou-se na elaboração de uma proposta de intervenção a partir das demandas trazidas pela comunidade e pelos trabalhadores do serviço. Percebeu-se que a integração dos jovens com a ESF ainda era algo bastante distante, visto que as atividades propostas pelo dispositivo não tinham muita adesão. Além disso, a experiência de estar em contato mais próximo com a realidade do território nos possibilitou, participantes da intervenção, um conhecimento teórico-prático acerca das habilidades pertinentes para a atuação em Saúde Comunitária. Concluiu-se que conhecer aquilo que é singular e subjetivo na história do próprio território se constitui enquanto fator primordial para que um trabalho voltado às demandas específicas de um local seja realizado.

Biografia do Autor

Francisca Elane dos Santos Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do 10 º período do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- campus Sobral. Foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) em 2018 e 2019, em que no último ano exerceu função no Núcleo de Formação desse programa. Desde de 2018 realiza pesquisa na área da Saúde Coletiva e Políticas Públicas, envolvendo a Atenção Primária à Saúde. Atualmente realiza pesquisa no Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa Interprofissional em Saúde Coletiva (NEPIS/UFC), é monitora Externa do IV Congresso de Saúde Pública do Delta do Parnaíba- COPISP 2021 e integrante do Centro Acadêmico Damião Ximenes Lopes (CA) do Curso de Psicologia(UFC), na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Gleice Kelly de Vasconcelos Aragão, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente realiza atividades de monitoria no setor de Psicopatologia e Psicanálise da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Foi bolsista de extensão da PREX-UFC, vinculada ao Projeto Prismas - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social. As áreas de interesse se dirigem à Psicanálise, Psicologia Social e Saúde Pública e Coletiva

Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Graduando de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - UFC). Extensionista do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), atuando nos projetos Reescrevendo Minha História e Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência. Membro da Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC), vinculada ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). Voluntário do projeto Um Estranho no Ninho. Monitor do setor de estudos em Psicologia e Saúde.

Luiz Victor Coelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Graduando do 8º semestre do período do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- campus Sobral. Foi extensionista bolsista do Projeto de Extensão CineFilos em 2019 e 2020. Foi integrante do Centro Acadêmico Damião Ximenes Lopes (CA) do Curso de Psicologia(UFC), na Secretaria de Ensino, Pesquisa e Extensão, na gestão de 2019. Atualmente é extensionista do Projeto de Extensão Psicanálise, Educação e Políticas Públicas e do Projeto de Extensão Travessia. Desde 2019 desenvolve pesquisa na área dos estudos sobre gênero, sexo  e sexualidade, especialmente sobre à temática da pornografia.

Taiza Pereira Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do 6° período em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi monitora voluntária da disciplina de Fundamentos de Anatomia para a Psicologia em 2019. Desde 2020 integra a Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC) e o Grupos de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral (Gestus Mentis), colaboração entre os cursos de Medicina e de Psicologia (UFC).

Paulo Henrique Dias Quinderé, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo. Doutor em Saúde Coletiva. Prof. Dr. do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral-CE. Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da UFC - Campus Sobral-CE.

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

dos Santos Araújo, F. E., de Vasconcelos Aragão, G. K., de Sousa Teixeira, J. S., Coelho Albuquerque, L. V., Pereira Aguiar, T., & Dias Quinderé, P. H. (2022). PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS JOVENS E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 21(1). https://doi.org/10.36925/sanare.v21i1.1483