REPERCUSSÕES DA COVID-19 NO CUIDADO EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1794

Resumo

A pandemia da Covid-19 foi um acontecimento que gerou várias repercussões na situação de saúde global, alterando o funcionamento dos serviços de saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Nesta pesquisa, analisou-se o entendimento dos profissionais de saúde da atenção primária acerca do cuidado em saúde de usuários com dor crônica durante o período da pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo, retrospectivo e descritivo, realizado de fevereiro a novembro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de saúde das áreas da Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Medicina. Os dados foram analisados com o uso da técnica da análise de conteúdo. Definiram-se quatro categorias analíticas terminais: dor crônica, cuidado em saúde de usuários com dor crônica na atenção primária, pandemia Covid-19 e cuidado em saúde de usuários com dor crônica na atenção primária no contexto da pandemia. A partir dos resultados, observou-se que a pandemia da Covid-19 afetou diretamente o bem-estar físico, mental e social de usuários com dor crônica. A gestão do cuidado na atenção primária ficou limitada e muito restrita à abordagem medicamentosa. É necessário refletir o papel dos serviços de saúde no cuidado de usuários com dor crônica para proporcionar uma assistência integral.

Biografia do Autor

Daniela Klunck, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Feevale (2021). Possui pós-graduação em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), na modalidade de Residência Integrada em Saúde, na ênfase da Atenção Básica (2023). Durante a formação, atuou na Estratégia de Saúde da Família no município de Farroupilha/RS e na gestão de serviços públicos de saúde municipal e estadual. Foi coordenadora multidisciplinar na área de gestão em saúde no município de Farroupilha (2023). Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Dor Crônica, Saúde do Idoso, Fisioterapia na Saúde Coletiva, Fisioterapia na Atenção Básica e Gestão em Saúde Pública.

Thaís Botelho da Silva, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016), atualmente é Fisioterapeuta da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS), lotada no Hospital Sanatório Partenon e Tutora da Residência Integrada em Saúde na Escola de Saúde Pública RS (ESP RS). Possui pós-graduação em Saúde Coletiva pela ESP, na modalidade de Residência Integrada em Saúde, na ênfase da Atenção Básica (2012). Foi fisioterapeuta do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) dos anos de 2012 a 2014. Atualmente é membra do Comitê de Ética em Pesquisa da ESP-RS e foi integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento à Tuberculose do RS. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: saúde da pessoa com deficiência, saúde do idoso, fisioterapia na saúde coletiva, fisioterapia na atenção básica, tuberculose.

Downloads

Publicado

04.07.2024

Como Citar

Klunck, D., & Botelho da Silva, T. (2024). REPERCUSSÕES DA COVID-19 NO CUIDADO EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1794