REPERCUSSÕES DA COVID-19 NO CUIDADO EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1794

Résumé

A pandemia da Covid-19 foi um acontecimento que gerou várias repercussões na situação de saúde global, alterando o funcionamento dos serviços de saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Nesta pesquisa, analisou-se o entendimento dos profissionais de saúde da atenção primária acerca do cuidado em saúde de usuários com dor crônica durante o período da pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo, retrospectivo e descritivo, realizado de fevereiro a novembro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de saúde das áreas da Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Medicina. Os dados foram analisados com o uso da técnica da análise de conteúdo. Definiram-se quatro categorias analíticas terminais: dor crônica, cuidado em saúde de usuários com dor crônica na atenção primária, pandemia Covid-19 e cuidado em saúde de usuários com dor crônica na atenção primária no contexto da pandemia. A partir dos resultados, observou-se que a pandemia da Covid-19 afetou diretamente o bem-estar físico, mental e social de usuários com dor crônica. A gestão do cuidado na atenção primária ficou limitada e muito restrita à abordagem medicamentosa. É necessário refletir o papel dos serviços de saúde no cuidado de usuários com dor crônica para proporcionar uma assistência integral.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniela Klunck, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Feevale (2021). Possui pós-graduação em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), na modalidade de Residência Integrada em Saúde, na ênfase da Atenção Básica (2023). Durante a formação, atuou na Estratégia de Saúde da Família no município de Farroupilha/RS e na gestão de serviços públicos de saúde municipal e estadual. Foi coordenadora multidisciplinar na área de gestão em saúde no município de Farroupilha (2023). Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Dor Crônica, Saúde do Idoso, Fisioterapia na Saúde Coletiva, Fisioterapia na Atenção Básica e Gestão em Saúde Pública.

Thaís Botelho da Silva, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016), atualmente é Fisioterapeuta da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS), lotada no Hospital Sanatório Partenon e Tutora da Residência Integrada em Saúde na Escola de Saúde Pública RS (ESP RS). Possui pós-graduação em Saúde Coletiva pela ESP, na modalidade de Residência Integrada em Saúde, na ênfase da Atenção Básica (2012). Foi fisioterapeuta do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) dos anos de 2012 a 2014. Atualmente é membra do Comitê de Ética em Pesquisa da ESP-RS e foi integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento à Tuberculose do RS. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: saúde da pessoa com deficiência, saúde do idoso, fisioterapia na saúde coletiva, fisioterapia na atenção básica, tuberculose.

Téléchargements

Publié-e

2024-07-04

Comment citer

Klunck, D., & Botelho da Silva, T. (2024). REPERCUSSÕES DA COVID-19 NO CUIDADO EM SAÚDE DE USUÁRIOS COM DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1794