REGULAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO DE EXAMES E CONSULTAS ESPECIALIZADAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1756

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência de articulação entre a Central de Regulação e o Núcleo de Acesso e Comunicação aos Usuários do SUS (NAC-SUS) enquanto estratégia de comunicação e redução do absenteísmo em consultas e exames regulados pela Central de Regulação do município de Sobral, Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, construído a partir de registros de diários de campo das atividades realizadas pelos profissionais inseridos na Célula de Regulação do SUS (REGULA-SUS). O sistema de regulação está pautado em uma tecnologia da regulação em saúde, justificado pela necessidade de garantir uma adequação aos fluxos e necessidades específicas dos usuários do município de Sobral. Este sistema está alinhado com o NAC-SUS, que tem ampliado e facilitado o acesso dos usuários aos procedimentos regulados. A experiência da articulação entre a Central de Regulação do SUS e o NAC-SUS no município de Sobral, Ceará apresenta avanços significativos na gestão do acesso aos ser viços de saúde, bem como na comunicação com os usuários, demonstrando ser eficaz na disseminação de informações sobre consultas e exames agendados; e promovendo maior envolvimento dos pacientes com seu próprio cuidado de saúde.

Biografía del autor/a

Jessica Fernandes Lopes, Universidade Estadual Vale do Acarau

Universidade Estadual Vale do Acarau _ Enfermagem

Lidiane Batista de Almeida, Secretaria Municipal de Saúde de Sobral

Bacharela em Enfermagem pela Faculdade Princesa do Oeste (2017). Enfermeira reguladora da Secretaria Municipal de Sobral-Ce. Tem experiência na área de Enfermagem. (Extensão; Monitoria; Internato; Docência e Preceptoria).  Pós-graduanda em Urgência e Emergência pelo Centro Educacional ELOS/UNIQ. 

Mariana de Menezes Prado Pinto, Secretaria Municipal de Saúde de Sobral

Enfermeira gerente de Central de Regulação de Secretaria Municipal de Sobral-Ce

Marcio Venicio de Alcantara, Secretaria Municipal de Saúde de Sobral

Enfermeiro gerente de Auditoria de Secretaria Municipal de Sobral-Ce

Marcos Aguiar Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Familia da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/Fiocruz/Nucleadora Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Francisco Cleiditon Costa Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Sobral

Supervisor de Central de Regulação da Secretaria Municipal de Sobral-Ce

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

Lopes, J. F., Batista de Almeida, L. ., de Menezes Prado Pinto, M., Venicio de Alcantara, M., Aguiar Ribeiro, M., & Cleiditon Costa Silva, F. (2024). REGULAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO DE EXAMES E CONSULTAS ESPECIALIZADAS. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1756