AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DE PESSOAS COM HANSENÍASE EM UMA REFERÊNCIA SECUNDÁRIA DO PIAUÍ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1788

Résumé

Analisar o nível de letramento em saúde e sua associação com os fatores sociodemográficos de adultos com hanseníase em um serviço de referência secundária foi o objetivo desse estudo. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com 175 usuários de um centro de referência secundária em tratamento para hanseníase em Teresina-Piauí. Utilizou-se questionário sociodemográfico, escala de letramento em saúde e a escala Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA-18). Houve prevalência do sexo masculino, com idades entre 40 e 59 anos e ensino fundamental incompleto. Não houve associação com significância estatística ao relacionar o resultado da escala SAHLPA-18 com as variáveis: faixa etária, escolaridade, situação funcional, outras doenças crônicas e o tempo de diagnóstico da hanseníase. No entanto, os resultados revelam um baixo nível de compreensão e dificuldades principalmente relacionadas à interpretação. Há prevalência de pacientes com letramento funcional, essencialmente do sexo masculino e com baixa escolaridade não apenas relacionados à hanseníase, como a saúde em geral, o que impacta no processo saúde-doença e no autocuidado.

Bibliographies de l'auteur-e

Raimundo Leoberto Torres de Sousa, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz-PI

Biólogo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestre na área de Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Programa de Medicina Tropical - IOC/FIOCRUZ - Piauí e doutor em Biologia Parasitária - IOC/FIOCRUZ - Rio de Janeiro. Membro do laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas - (LABIMDOE) da Fiocruz-RJ e atua como pesquisador do Laboratório de Zoologia e Biologia Parasitária (ZOOBP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Julieta Lopes Fernandes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Saúde e Comunidade Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Piauí (PPGSC-UFPI), membra do Grupo de Pesquisa de Doenças Tropicais Negligenciadas e Saúde do Adolescente (GPES-DTN) da UFPI, Profissional de Educação Física graduada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Profissional de Educação Física da prefeitura municipal de Floriano/PI secretaria municipal de saúde. Especialista em saúde e comunidade pela Residência Multiprofissional em Saúde e Comunidade (UESPI).

Olívia Dias de Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Enfermeira, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); docente do Departamento de Enfermagem-UFPI, do Mestrado em Saúde e Comunidade (PPGSC-UFPI) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF/RENASF/FIOCRUZ-UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa Operacional, Inovação e Tecnologia em Doenças Tropicais Negligenciadas e Saúde do Adolescente (GPES-DTN); membra pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem (NEPECHE-UFPI); vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Vigilância em Saúde-UFPI; pesquisadora do Grupo Pesquisas Clínicos Epidemiológicas e Operacionais em doenças Tropicais Negligenciadas (IntegraDTN-UFC). Membra do Comitê Técnico de Vigilância de Episódios Reacionais da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI); coordenadora do Núcleo Temático Agravos Negligenciados de Transmissão Direta (Hanseníase e Tuberculose) do Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes Negligenciados (CIATEN-UFPI); orientadora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Doenças Tropicais e Negligenciadas (LAMDTN-UFPI).

Téléchargements

Publié-e

2024-07-04

Comment citer

de Sousa Araujo, L. B., Raimundo Leoberto Torres de Sousa, Julieta Lopes Fernandes, & Olívia Dias de Araújo. (2024). AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DE PESSOAS COM HANSENÍASE EM UMA REFERÊNCIA SECUNDÁRIA DO PIAUÍ. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 23(01). https://doi.org/10.36925/sanare.v23i01.1788