TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Guilherme Bruno Araújo
  • Francisco Willamy Pedrosa Alves Filho
  • Rodrigo da Silva Santos
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumen

A territorialização é uma ferramenta para o planejamento das ações de saúde que possibilita a identificação dos aspectos
ambientais, sociais, demográficos e econômicos e dos principais problemas de saúde em determinada área. Quando estruturada
a partir da territorialização, a formação de profissionais da saúde compreende o cotidiano da gestão setorial e a estruturação
dos serviços, onde o usuário é entendido como coparticipante do processo saúde-doença. Este estudo teve por objetivo refletir
sobre a contribuição da territorialização para a formação no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em seu
campus de Sobral. Trata-se de relato de experiência, com abordagem qualitativa, de atividade de territorialização realizada por
alunos de graduação no segundo semestre de 2014, no contexto da disciplina “Atenção Básica à Saúde”. A atividade ilustra
a territorialização em 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS) selecionadas em Sobral. Um Agente Comunitário de Saúde (ACS)
foi designado para acompanhar o grupo de alunos de graduação em sua rotina de trabalho, demonstrando como monitora seu
território de atuação. Constatou-se que o contato com as condições de saúde locais, uma das características das UBS, é decisivo
para a aquisição de habilidades clínicas e para um aprendizado adequado do processo saúde-doença.

Citas

Faria RM. A territorialização da atenção primária à

saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma

perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do

território. Hygeia [serial on the internet]. 2013 [cited 2017

May 12];9(16):131-47. Available from: http://www.seer.ufu.

br/index.php/hygeia/article/view/19501/12458

Brasil. Lei n. 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Lei

orgânica da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília (1990

Sep 20); Sec 1.

Campos MAF, Forster AC. Percepção e avaliação dos alunos

do curso de Medicina de uma escola médica pública sobre a

importância do estágio em Saúde da Família na sua formação.

Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2008 [cited 2017

May 12];29(1):83-9. Available from: http://www.scielo.br/

pdf/rbem/v32n1/11.pdf

Carvalho PIN, Brandão SASM, Santos AMB, Vilarinho

MLCM, Moura DS, Machado TMG. Territorialização enquanto

ferramenta norteadora das ações de enfermagem na Estratégia

de Saúde da Família. Sanare (Sobral, Online) [serial on

the internet]. 2015 [cited 2017 May 12];14(Suppl 1):91.

Available from: file:///D:/715-1571-1-SM.pdf

Brasil. Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho

no SUS (NOB/RH-SUS). 3. ed. Brasília (DF): Ed. Ministério da

Saúde; 2005.

Brasil. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília

(DF): Ed. Ministério da Saúde; 2012.

Brasil. Caminhos para a educação permanente em saúde:

polos de educação permanente em saúde. Brasília (DF): Ed.

Ministério da Saúde; 2004.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação

para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle

social. Physis [serial on the internet]. 2004 [cited 2017 May

;14(1):41-65. Available from: http://www.scielo.br/pdf/

physis/v14n1/v14n1a04.pdf

Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing

CK, Toassi RF. Formação em saúde com vivência no Sistema

Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso

de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do

Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ [serial on

the internet]. 2014 [cited 2017 May 12];18(48):177-86.

Available from: file:///D:/8Forma%C3%A7%C3%A3o-emsa%

C3%BAde-com-viv%C3%AAncia.pdf

Brasil. Resolução CNE n. 3, de 20 de junho de 2014.

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em

Medicina. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2014.

Lira RCM, Lira GV, Machado TT. Impactos educacionais da

atividade de territorialização na percepção dos estudantes

do curso de Medicina da UFC/SOBRAL. Sanare (Sobral, Online)

[serial on the internet]. 2011 [cited 2017 May 12];10(1):35-

Available from: file:///D:/141-265-1-SM.pdf

Publicado

2017-09-15

Cómo citar

Bruno Araújo, G., Alves Filho, F. W. P., Silva Santos, R. da, & Muniz Lira, R. C. (2017). TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 16(1). Recuperado a partir de https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1103